sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Proximos Encontros

Nos da Filhos de Bimba Escola de Capoeira, estaremos realizando no dia 23 de setembro um Festival de Sequencia com os Alunos do Projeto Capoerê, onde ele tem aulas com o Lobão e sob a supervisão do Caverna, este festival tem como finalidade alegrar e dar a chance dos capoeres se conhcerem melhor, sem contar que teremos a presença marcante dos pais.

Dia 21 de outubro, estaremos nos encontrando em São Jose do Rio Preto, para mais uma vivencia a troca de camaradagem.

Dia 01 de dezembro sera o grande Bimba Festival de Capoeira, com presença marcante do Mestre Nenel - para saber mais visite o blog do festiva www.bimbaFestival.blogspot.com

Conto com a presença de todos os amantes da Capoeira!

Capoeira e seus Beneficios

Benefícios que a Capoeira traz aos seus praticantes

* A Capoeira proporciona grande reflexão espiritual, portanto temos a oportunidade de lembrarmos de Deus em primeiro lugar.
* Traz conscientização do sentimento de Brasilidade, pois é a única arte-luta genuinamente Brasileira.
* Fortalece e consolida a saúde e desenvolve integralmente o organismo pela exploração do seu potencial biológico.
* A Capoeira aperfeiçoa toda a coordenação motora, e aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, assegura o bom humor, alivia as tensões do dia a dia e também corrige as má posturas (Viciosas), ajuda a personalidade do adolescente.
* A Capoeira proporciona criatividade e liberdade de movimentos para expressão corporal, dá chance ao povo brasileiro de não esquecer a sua identidade e traz o caminho lúcido para a sobrevivência da nossa cultura, nos proporciona a condição de povo através da junção: Historia Cultural Popular.
* Sabemos que a capoeira desenvolve no praticante um excelente senso de domínio especial, ajuda a descobrirmos nosso próprio corpo e nos dá a condição de musico, compositor, e cantor, como também integra todas as raças, todas as classes e todos os povos.
* A Capoeira ajuda o controle emocional e nos traz liberdade, é uma ótima terapia, traz beleza externa, elegância e eficiência na defesa pessoal.
* As pessoas que praticam capoeira ganham discernimento e cabe a cada um saber usa-lo como cidadão.
* Ela funciona como importante meio de educação e através da mesma, despertamos espírito de solidariedade, compreensão, amizade, socialização, etc.
* A Capoeira proporciona liberação de sentimentos como agressividade e medo.Faz sorrir quando damos espaço ao Lúdico.
* Enfim, na visão geral, a capoeira é completa e contribui para a formação integral do ser humano.

Desfile de 07 de setembro






A filhos de Bimba Escola de Capoeira, juntamente com os alunos do Projeto Capoerê, marcou forte presença no desfile de 07 de setembro na cidade de Limeira. Desfilmos juntos com o CAMPL - Patrulheiros, em que o Professor Caverna realiza um trabalho, que ja tem 07 anos, ajudando através da Capoeira Regional, a forma cidadãos de bem!

O desfile foi muito emocionante e mais uma vez a Capoeira mostrou a sua força.

Viva Bimba!

Viva a Regional!

terça-feira, 31 de julho de 2007

Encontro em Araçatuba


Nós da Filhos de Bimba Escola de Capoeira no estado de São Paulo, estamos promovendo encontros em cada nucleo da escola e isso vem trazando bons resultados, internos e externos.

Ja tivemos em Limeira, São Jose do Rio Preto e no dia 29 de julho/07 nos encontramos em Araçatuba, onde o Professor Mandinga administra o nosso trabalho. Graças a força do nome Bimba e a grandeza da Capoeira Regional a escola esta crescendo de forma ordenada, levando ao publico um pouco da filosofia professada por todos nós, com certeza estamos somando forças e muito em breve estaremos em todas as cidades do estado somando a beleza que é ser Regional!


Viva Bimba!

domingo, 15 de julho de 2007

Teorias

Teorias Sobre a Origem da Capoeira
Indígena: Originaria do Brasil, tendo sido criado pelos os índios que habitavam o território brasileiro, antes da colonização portuguesa.
Africana: Original de Congo/Angola. A matriz seria, os jogos atléticos de Angola em que se empregavam apenas as pernas e as cabeças; o N’golo, a bassúla. Foi transportado para ao Brasil pelos os negros africanos escravizados.
Afro-Americana: Originaria de diversos paises afetados pela diáspora africana, como Cuba (Mani), Brasil (Capoeira), Venezuela ( Combate), Martinica (Ladja), Ilha de Reunion (Muringue), mantendo em cada um desses paises uma forma distinta e original. Apesar da matriz comum, que no caso seria africana.
Afro-Brasileira: Originaria do Brasil como fruto da combinação de diversas manifestações afro-brasileiras que compunham o cotidiano do escravo e de seus descendentes no Brasil.

ALGUNS ASPECTOS DA CAPOEIRA DA BAHIA NO SECULOXX.
A tradicional Capoeira Baiana:
Presente nas festas, locais de trabalho, principalmente na região portuária de Salvador, morros, bairros afastados da cidade, onde predominantemente habitava a população Negra e Pobre.
A maioria dos praticantes era negra, masculina, jovem, formada basicamente por carregadores, pescadores, carroceiros, trabalhadores de rua, desocupados.

Década de 20. Criação da Capoeira Regional Baiana, reorganização da Capoeira.

Nomes dos principais Mestres de Capoeira baiana do passado: Bimba, Pastinha, Maré, Valdemar, Traíra, Nagé, Caiçara, Canjiquinha, Aberre, Amaralina, Besouro, Canário Pardo, Livino, Geraldo Chapeleiro, Cobrinha Verde, Bobó.
Principais Estados – Núcleos das Capoeiras atuais: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais.
Principais fontes de referencias para estudo da Capoeira Regional: Jair Moura, Decânio, Itapoan, Frederico de Abreu, Liberec...

EVOLUÇÃO DA CAPOEIRA NO BRASIL
As documentações escritas sobre a capoeira, até então conhecidas, remontam ao século XVIII.
PRINCIPAIS LOCAIS DE PROPAGAÇÃO
Bahia, Rio de Janeiro, Recife.
Principais características da Capoeira no século XIX.
Pratica nas ruas e fazendas; participação majoritária dos negros escravos e livres, contando com tudo a participação de brancos e estrangeiros em menor número. Praticada nas horas de folga, utilizada em conflito com a policia e entre grupos de capoeira adversários como as maltas no Rio de Janeiro.
Os Capoeiristas foram considerados pelo o Poder Republicano Brasileiro como “classe perigosa”, sendo sua pratica proibida pelo o Código Penal da Republica em 1890.
Na Bahia, a capoeira teve evolução singular, diferente dos outros estados brasileiros onde foi praticada, desenvolvendo as seguintes características: Formação de Escola, realce a figura do Mestre; importância do Berimbau; a roda constituída como sua principal solenidade.
Enquanto nos outros Estados Brasileiros a capoeira praticamente se extinguiu por força da repressão, na Bahia ela se expandiu e o seu modelo universalizou.

sábado, 14 de julho de 2007

Humor

  1. Coluna de Humor

    Dicionário do Caverna
    Rir ainda é o melhor remédio.

    Negativa: É uma nega esperta, ágil e que não marca bobeira.
    Dar o Rabo de Arraia: É coisa de Capoeirista duvidoso.
    Esquivei: É a historia de um Capoeirista mineiro em uma viagem aos Alpes Suíços, quando foi atropelado.
    Esporão: É um porão que não é mais porão.
    Negaça: É uma super nega que para o transito, faz até cego virar a cabeça para vê-la.
    Violento: É o contrario de ter visto o Rápido.
    Tocador: É resposta que se da quando alguém lhe pergunta o que você tem.
    Vadiar: É mandar alguém para o espaço.
    Valentão: É pedir para que não corra.